sexta-feira, 3 de abril de 2009

Meditação - Qual a sua importância?


O que é e para que serve a meditação?


A vida tumultuada dos centros urbanos, o excesso de preocupação no trabalho, na relação afetiva, na família, nos afazeres domésticos, criam um ritmo mental acelerado e uma constante tensão emocional e física. O estresse ou o vazio existencial chega e tudo a sua volta começa a se desarmonizar, e pior — os outros são culpados pela sua infelicidade! Dessa forma, os resultados serão sempre os mesmos: insônia, enxaqueca, dores musculares, discussões por bobagens, negativismo, ostracismo, falta de fé, do prazer, da esperança. Esses desequilíbrios não escolhem sexo nem cultura, podendo acometer todos, desde crianças até idosos.

A meditação é uma das técnicas mais simples da terapia holística ou medicina complementar para equilibrar quase que imediatamente os altos níveis de estresse causados pela rotina da vida ou dos problemas. Ela faz com que o cérebro trabalhe numa onda elétrica mais sutil denominada de “alfa” (veja tabela abaixo); este estado mental é aquele em que estamos calmos, serenos, controlamos nossas emoções e sentimentos sem que eles nos afetem. A prática diária da meditação melhora a capacidade mental, estimula o vigor, melhora a disposição e, principalmente, nos faz consciente de nossa vida e do meio ambiente.

Originária da Índia, a meditação se encontra intimamente ligada com as práticas de ioga; também está inserida em várias religiões orientais como o taoísmo e o budismo. Cada qual possui sua forma particular de praticar a meditação, algumas estão inclinadas ao universo espiritual, outras a saúde ou ao bem estar. As formas para se atingir os objetivos vão desde apenas olhar para o vazio, relaxar os músculos do corpo até pronunciar sons específicos (mantras), posições com o corpo (asanas), fazer orações e/ou apenas visualizar situações benéficas (criatividade).

DICAS PARA A PRÁTICA

A prática da meditação, embora simples, requer bastante disciplina e regularidade. Abaixo estão algumas dicas de como iniciar sua prática de meditação.


• Escolha um lugar tranquilo onde você possa sentar de maneira confortável e com a coluna ereta. Pode ser numa cadeira ou no chão com as pernas cruzadas. Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas eretas. Não use roupas que apertem ou incomodem.

• Incenso ou uma música suave pode ajudar a criar um clima de tranqüilidade no início.

• Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Você se sentirá frustrado por não conseguir se concentrar e desanimará de sua prática.

• Comece com dez minutos diários. Coloque um relógio para despertar após esse tempo, assim sua mente não poderá sabotá-lo com a preocupação do tempo já decorrido.

• Não se mova durante esse tempo. O corpo é como um pote e a mente é a água dentro dele. Mover o recipiente faz com que a água também se mova e, lembre-se, o que você quer é que sua mente permaneça quieta e imóvel.

• A atenção deve estar voltada para o objeto da meditação (a respiração, um símbolo, etc.) sem que isso necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao objeto escolhido.

• Qualquer coisa que aconteça estará bem. Se houver um monte de pensamentos desfilando pela sua cabeça,se você achar que nunca vai conseguir se concentrar, tudo bem. Apenas continue sentado e, sempre que possível, volte a sua atenção para o objeto sobre o qual está meditando.

Exercício de Meditação

Primeiro: Vamos aprender a respirar

Inspire profundamente e lentamente pelo nariz, no ato de inspirar, sinta sua região abdominal se expandindo como uma bexiga cheia de ar.

Expire respire pela boca no mesmo ritmo que inspirou, no ato de expirar, contraia a sua região abdominal, como uma bexiga que se esvazia. No momento que você solta todo o ar, relaxe todos os músculos do seu corpo, principalmente os da face, depois os ombros, braços abdome e as pernas.

Segundo: Iremos aprender a relaxar

Feche os olhos, respire (inspire e expire) com total atenção ao seu corpo, repita a operação anterior verificando onde estão os pontos tensos e relaxe-os um a um . Ainda com os olhos fechados, depois de relaxar todos os músculos, faça uma serie de 10 respirações bem calmas, lentas e profundas, para facilitar, conte mentalmente a seqüência respiratória de 1 a 7 , depois de 3 a 1. abra os olhos e pronto.


Você pode usar esse procedimento antes de dormir , ou , toda vez que você notar que esta ficando nervoso ou estressado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário