domingo, 9 de novembro de 2008

Aromaterapia


“É a prática terapêutica que utiliza-se das propriedades específicas dos óleos essenciais 100% puros, de origem botânica conhecida e com sua composição química completa, como a natureza produziu.”

Aromaterapia e sua utilização:

Usa-se os óleos essenciais para prevenção e tratamento de todos os desequilíbrios energéticos que possam estar afetando o corpo físico, emocional e vibracional, visando resgatar o bem-estar geral do ser humano no meio em que vive.

A AROMATERAPIA não é apenas o uso de aromas agradáveis, que muitas vezes são sintéticos ou adulterados, usados de forma aleatória sem entender as necessidades físicas e/ou psicológicas que visam o equilíbrio geral do ser humano.

Os óleos essenciais têm uma alta taxa de evaporação e são sensíveis à luz, devendo tomar cuidado ao usá-los e guardá-los, deixando-os fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Alguns métodos contribuem para que os óleos essenciais cheguem até o nosso sistema sangüíneo, tornando o tratamento eficaz.
Vejamos algumas aplicações:

1 – Inalações - A inalação representa um método eficaz no tratamento de problemas respiratórios, assim como no alívio da tensão nervosa e de dores de cabeça. Colocar 3 a 5 gotas de óleo essencial em uma toalha ou lenço de papel levando às narinas. O método que mais recomendamos é colocar em um recipiente 100 ml de água quente, acrescentando 03 gotas de óleo, inalando o vapor (com os olhos fechados) por alguns segundos.

2 - Massagem Aromaterápica - Ao massagear o corpo com óleos essenciais, podemos combinar eficazmente as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais com os efeitos benéficos da própria massagem.

Os óleos essenciais são diluídos em óleos vegetais de excelente qualidade, que possuem alto poder de penetração e não prejudicam as propriedades dos óleos essenciais.

Dentre os óleos vegetais mais empregados, podemos citar: amêndoas doce, germe de trigo, sementes de uva, sementes de girassol, abacate, etc.

3 - Banhos - Os banhos com óleos essenciais são altamente terapêuticos, excelentes nos casos de lesões, dores musculares, irritações da pele, problemas de circulação, fadiga, insônia, estresse, depressão, ansiedade, etc.

Parte do óleo essencial utilizado vai aderir à pele e o calor da água vai acelerar ainda mais esta absorção; uma outra parte é libertada como vapor aromático, o qual é utilizado em inalações.

Em uma banheira, colocar 10 gotas de óleo essencial num banho de água morna e agitar. Relaxar durante 15 minutos aproximadamente.

4 - Compressas - As compressas consistem em panos ou gases embebidos numa mistura de óleo essencial, óleo vegetal e água.
Quando aplicadas localmente, são muito eficazes no alívio de dores e de inchaços e, na redução de inflamações.
As compressas quentes são particularmente aplicadas para acalmar lesões antigas, dores musculares, dores de período e problemas de pele.

As compressas frias são particularmente aplicadas em entorses recentes, inchaços e dores de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário